Quando o falecido tem seguro-funeral
Basta acionar a companhia de seguros para que sejam tomadas todas as providências.
Quando o falecido não tem seguro-funeral
Neste caso, algum familiar deverá se responsabilizar pelos procedimentos. Para isso, se o responsável reside em Salvador, as medidas devem ser tomadas em uma das agências do Serviço Funerário do Município, com a apresentação dos documentos abaixo:
- Laudo médico comprovando o falecimento.
- Documento do falecido, como: RG, Certidão de Casamento, Carteira Profissional, Título de Eleitor ou Certificado de Reservista.
Documentação necessária para o sepultamento:
- Laudo pericial.
- Declaração de óbito.
- Documentos de identificação.
- Atestado de óbito.
Em caso de morte natural:
Ocorridas por causas naturais, como doenças ou pela idade avançada, com exceção das mortes acontecidas em hospitais, um médico deverá ser chamado até o local para constatar o óbito e, então, assinar a declaração de falecimento.
Caso não seja possível obter a presença de um médico, os familiares deverão entrar em contato com a Polícia Civil para que o corpo seja encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde um médico legista examinará o falecido e, fornecerá a declaração.
Com este documento em mãos, além dos documentos pessoais do falecido, o serviço funerário poderá ser acionado para realizar a remoção do corpo e definir os serviços a serem contratados (urnas, roupas, coroas de flores, etc).
Em caso de morte no hospital:
Ocorrendo morte natural, o médico do paciente examinará o corpo e fornecerá a declaração de óbito.
Quando em decorrência de morte violenta, a Polícia deverá ser acionada para encaminhar o corpo até o Instituto Médico Legal (IML), onde será examinado e a declaração de óbito, fornecida.
Com este documento em mãos, além dos documentos pessoais do falecido, o serviço funerário poderá ser acionado para realizar a remoção do corpo e definir os serviços a serem contratados (urnas, roupas, coroas de flores, etc).
Em caso de morte violenta
Em decorrência de acidentes, homicídios ou suicídio a Polícia deverá ser acionada para encaminhar o corpo até o Instituto Médico Legal (IML), onde será examinado e a declaração de óbito, fornecida.
Como obter a Certidão de Óbito no cartório?
O documento deve ser retirado no Cartório de Registro Civil do local do onde ocorreu o falecimento. Para isso, um familiar de primeiro grau (pai, mãe, filhos ou cônjuges) deverá ir até lá com a declaração e o registro de óbito em mãos.
Por lei, em Salvador não é permitida a retirada do documento através de despachante ou terceiros, necessitando a presença física de um parente portando os seguintes documentos:
- Declaração de Óbito assinada pelo médico
- Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento (se casado)
- Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do Cônjuge (se viúvo)
- Certidão de Casamento com averbação (se divorciado ou separado judicialmente)
- Carteira de Identidade
- Carteira de Trabalho
- CPF
- Título de eleitor ou comprovante de votação ou certidão do TRE
- Número do benefício e número da Espécie (se aposentado ou pensionista do INSS).
Como contratar o cemitério?
Na hora de contratar os serviços do Jardim da Saudade e, portanto, definir o tipo de cerimônia que será feita, a duração do velório, as homenagens e demais detalhes, será necessária a entrega dos seguintes documentos:
- Guia de óbito (emitida pelo cartório)
- Documento com foto do falecido
- Documentos pessoas da pessoa responsável
Como realizar a missa?
Para maiores informações sobre missas, entre em contato com a nossa equipe comercial através do telefone (71) 3183-0676.
Planejamento é importante em todas as fases da vida. Isso evita que a sua família precise se preocupar com questões burocráticas nos momentos mais difíceis. Por isso, procure nossos representantes, saiba mais sobre os nossos planos previdenciários e não deixe nenhuma preocupação para a sua família.
No Jardim da Saudade, o sepultamento é feito em uma área verde repleta de natureza, onde disponibilizamos:
- Aluguel individual de jazigo para um contratante.
- Aluguel compartilhado do jazigo para até dois contratantes.
Em ambos os casos, o período é de três anos, podendo ser renovados.
Os velórios podem acontecer a qualquer momento do dia. Para isso, disponibilizamos capelas 24h, incluindo uma equipe de segurança pronta para oferecer total tranquilidade aos familiares e amigos, inclusive no turno da noite.
Os sepultamentos e cremações acontecem todos os dias das 8h às 17h.